Campanha - Doação de Orgãos

segunda-feira, 8 de março de 2010

Como ser transplantador?

Para ser um Transplantador o médico cirurgião deve ser credenciado no Ministério da Saúde assim como a instituição na qual ele realizará a cirurgia. O procedimento de credenciamento exige o preenchimento do formulário de credenciamento para equipe especializada no qual os documentos exigidos são: Certidão negativa de CRM dos profissionais; Declaração de experiência na área de transplantes - fornecida pelo Banco de Tecidos Músculo-Esqueléticos do HC; Título de Residência ou Especialidade na Área.
Os cirurgiões-dentistas não necessitam de credenciamento até momento, e as cirurgias devem ser realizadas dentro de clínicas ou consultórios odontológicos. Se houver a necessidade de internamento do paciente em hospital, esta instituição deve estar credenciada no Ministério da Saúde.

As solicitações são específicas para cada paciente, não podendo ser solicitado tecido para mais de um paciente numa mesma solicitação. Assim como, cada enxerto deve ser implantado em um paciente, não podendo ser aproveitado em outro. Estas são medidas tomadas para que possa ser garantida a qualidade do tecido e segurança dos pacientes, diminuindo os riscos de contaminação.

O Banco de Tecidos Músculo-Esqueléticos encontra-se localizado no Hospital de Clínicas – UFPR, mas não possui financiamento do governo federal. Desta forma, o custo dos enxertos se referem aos exames laboratoriais, equipe, materiais e são administrados pela Associação dos Amigos do HC. Alguns procedimentos utilizando enxerto ósseo são compatíveis com a tabela do SUS, portanto esses custos são cobertos. Em outros casos os custos podem ser cobertos por convênios de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário